NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
Home Universo Feminino Porque a Chalá é redonda em Rosh Hashaná e outras curiosidades

Porque a Chalá é redonda em Rosh Hashaná e outras curiosidades

por Rabino Y. David Weitman
chalá
Print Friendly, PDF & Email

A chalá possui uma rica simbologia antes mesmo de ser servida nas Grandes Festas, no Shabat entre outros. Assim é com a chalá redonda.

A CHALÁ REDONDA COM PASSAS

1. BONDADE SEM FIM
As chalot redondas não têm fim, simbolizando (e tornando real) o nosso desejo por um ano em que a vida e as bênçãos continuem sem fim.

2. A RODA DA FORTUNA
O pão de Rosh Hashaná — simbolizando todo o nosso sustento para o próximo ano — tem a forma de uma roda, para nos lembrar de que quem sobe e quem desce na roda da fortuna é decidido somente por D’us.

3. PÃO E PASSAS
As chalot de Rosh Hashaná costumam ser cravejadas com passas. O povo judeu é comparado às uvas, e a chalá redonda lembra o globo. Assim, a chalá redonda com passas materializa o nosso desejo de que D’us — que sustenta o mundo inteiro — conceda vida e prosperidade à Sua nação, o povo judeu.

4. UMA COROA PARA DUS
Um tema central de Rosh Hashaná é a coroação de D’us. Alguns dizem que as chalot redondas se assemelham a uma coroa, lembrando-nos do tema dominante desse dia sagrado.

ROMÃ

Assim como uma romã é cheia de sementes, cada judeu é cheio de mitsvot. Esta é a razão mais profunda para comer romãs em Rosh Hashaná. Quando comemos esta fruta simbólica, rogamos a D’us para que Ele, ao nos julgar, não olhe para as nossas “cascas” – nossas ações e aparências externas –, que às vezes podem não estar à altura. Em vez disso, pedimos para que Ele olhe apenas para as nossas “sementes” – nossas intenções e nosso verdadeiro desejo de fazer o bem e estar conectado a Ele.

VER  Três perguntas sobre Mikvê

TSIMES

Tsimes é um prato de cenoura doce tradicionalmente comido em Rosh Hashaná. A palavra iídiche para “cenouras” é “meren”, que também significa “multiplicar”. No início do ano, pedimos a D’us para que sejamos frutíferos e nos multipliquemos.

 

Fonte: Artigo da Revista Celebração do Beit Chabad Morumbi

Porque a Chalá é redonda em Rosh Hashaná e outras curiosidades

Isto é uma chalá

O livro traz a receita da Chalá de forma lúdica e divertida para as crianças. ADQUIRA LIVRO

ESTAMOS AQUI

Faça contato que logo responderemos.

Logo do Legal Saber

NOSSAS REDES: