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israel - muro das lamentações
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Não é por acaso que Jerusalém sempre ocupe um lugar de destaque não somente em Israel, mas também nos escritos sagrados e hoje na mídia. Com certeza, não se trata apenas do seu aspecto político ou estratégico, ou mesmo da sua beleza inconteste.

Estamos falando da capital espiritual do mundo; o ponto a partir do qual o globo terrestre foi criado. Um lugar que abrigou uma infinidade de milagres, elevados justos e eruditos, sem mencionar o esplendor da época dos Templos Sagrados. Uma cidade que recebeu então nove das dez medidas de beleza enviadas à terra pelo Criador. E nove das dez medidas de sofrimento e heroísmo. O mesmo para as dez medidas de Sabedoria Divina, como diz o versículo: “De Sion sairá a Torá e a palavra de Deus de Jerusalém” (Isaías II:3).

E todos esses fatos pois apenas começam a explicar o fascínio sedutor e a atração irresistível que Jerusalém vem exercendo através dos séculos, não apenas sobre o judeu, mas também sobre o abastado mercador, o arqueólogo sedento de história e o grande conquistador. Começa a explicar porque as mais longas jornadas foram empreendidas até ela e as preces mais puras e sinceras entoadas em sua direção.

Por diversas vezes a cobiça dos povos a subjugou e por outras tantas a sua glória foi ofuscada. Foi perdida e recuperada, profanada e enaltecida. Mas nela a Presença Divina sempre se fez mais forte, de tal maneira que até mesmo a sua limpeza material deve ser preservada.

O Talmude cita pois o costume de varrê-la diariamente (Shekalim 7b) e a proibição de um morto passar a noite no interior das suas muralhas.

Jerusalém é o lugar mais alto de Israel

O próprio nome Jerusalém tem a sua origem etimológica na combinação das palavras Yirá e Shalem, que juntas formam a expressão “Temor Completo”, a perfeita submissão à vontade Divina. Não fosse ela o local mais alto de todo Israel, também chamada de “Vida”, “Justiça”, enfim, de “Mãe de Israel”! (Avot DeRabi Natan 34:10; Bereshit Rabá 43:7).

VER  Em Jerusalém dois grandes templos foram erguidos, mas ambos os Beit Hamikdash foram destruídos por inimigos do povo judeu. Por quê?

Construída sobre sete montanhas (Pirkei DeRabi Eliezer), a grandeza de Jerusalém pode ser percebida nas palavras dos sábios: “Jerusalém é a luz do mundo e a luz de Jerusalém é Deus” (Midrash Rabá 59:8).

Não poderíamos encerrar sem externar o tradicional desejo que une todos os judeus, estejam onde estiverem, sob as condições que viverem: “Leshaná habaá bYirushalaim habnuiá” – No ano que vem em Jerusalém finalmente com seu Templo reconstruído!

(Extraído do prefácio do livro Jerusalém, o Olho do Universo, Editora Maayanot, S.Paulo)

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