NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
Home Universo FemininoO Judaísmo aceita a conversão?

O Judaísmo aceita a conversão?

por Rabino Y. David Weitman
Livro de Ruth e a conversão

A base das leis da conversão é o livro de Ruth

OLivro de Ruth é a base das leis da conversão ao judaísmo. Ruth, que nasceu na nação de Moab, se converteu por convicção ao judaísmo, e dessa forma se tornou a bisavó do rei David, e, consequentemente, ancestral do tão esperado Mashiach (Messias). Um dos destaques de sua conduta era a modéstia e recato.

Três vezes Naomi dirige-se às suas noras dizendo-lhes “voltem”. Isto corresponde às três vezes que se deve dissuadir a quem deseja se converter. Se a pessoa ainda persiste ela deve ser aceita (Midrash).

(…)

“Onde tu dormires eu dormirei”. Eu residirei como uma estranha na Terra de Israel, assim como os justos que residem neste mundo como um lugar de morada temporária.

“Teu povo é meu povo, e teu D’us é meu D’us”. Ou seja: “Aceitando o teu povo eu também aceito o teu D’us e Sua Unicidade, e aceitando a soberania de D’us eu também aceito Seus mandamentos para cumpri-los” (Malbim).

Deixar Naomi era para Ruth como abandonar a Torá. Da frase redundante “retornar e deixar de te acompanhar”, ela indica que cada passo que tomasse afastando-se de Naomi, representaria dois passos de distância. Isto é semelhante ao ensinamento dos nossos Sábios: “Quando uma pessoa se afasta da Torá, a Torá também se afasta dela, e assim duplicando a distância de afastamento”.

“Teu povo é meu povo”, significa aceitar as leis entre o homem e seu próximo. “Teu D’us é meu D’us”, significa as obrigações entre o homem e D’us (Meam Loez).

Ruth insistia que ela prontamente acompanharia Naomi em suas crenças, onde ela fosse e onde ela dormisse. Mas a morte estava fora do alcance de suas decisões. Assim, ela rezava para que morresse bastante perto de Naomi para ser sepultada ao seu lado (Igueret Shmuel).

Este era o ponto crucial do pedido dela: “Minha principal razão para te seguir foi que eu percebi que por mais próximas que estivermos na vida, se eu permanecer no meu estado de idolatria, nós estaremos separadas na morte: tu voltarás para Hashem e eu chafurdarei entre idólatras” (Malbim).

(…)

“Naomi viu”. Uma vez que Naomi percebeu que Ruth desejava se converter de todo o coração, ela desistiu de dissuadi-la, o que está de acordo com os preceitos da conversão (Malbim).

“Ela parou de falar com ela”. Desse versículo os Rabinos deduziram que alguém que deseja se converter não deve ser convencido ou desaconselhado de forma demasiada (Rashi).

(…)

Boaz perguntou sobre Ruth quando notou sua modéstia, pois ela se sentava ao coletar as espigas caídas e sua saia ficava baixada, enquanto as outras mulheres costumavam erguer a saia enquanto se inclinavam para apanhar as espigas. As outras mulheres colhiam dentre os feixes, enquanto ela colhia somente aquelas que tinham sido definitivamente abandonadas (Midrash).

O Judaísmo aceita a conversão?

Meguilat Ruth

Este livro foi escrito pelo profeta Samuel, cuja estatura é comparada à de Moshé e Aharon. ADQUIRA LIVRO

ESTAMOS AQUI

Faça contato que logo responderemos.

Logo do Legal Saber

NOSSAS REDES: