NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
Home Calendário e Datas Judaicas É Chanucá, celebremos!
acender a chanukiá

A montagem da chanukiá

Todas as velas da chanukiá devem estar alinhadas e na mesma altura, exceto o shamash (vela auxiliar), que deve estar num alinhamento e/ou altura diferente das demais.

Devido ao seu papel no milagre de Chanucá, o azeite tem um significado especial, mas podemos usar velas para acender a chanukiá. Elas devem arder por pelo menos meia hora. (Uma chanukiá elétrica pode ser usada como decoração, mas não cumpre a mitsvá de Chanucá).

O local da chanukiá

O lugar ideal para colocar uma chanukiá é no batente oposto ao da mezuzá. Ela também pode ser colocada em uma janela que seja visível da rua.

Quem acende a chanukiá?

O milagre de Chanucá é para ser divulgado, e por isso todos os membros da família devem estar presentes no acendimento das velas. O ideal seria que cada um tivesse a sua chanukiá. Um casal é considerado uma só unidade, portanto o marido pode acender pela família.

As crianças também devem ser encorajadas a acender as suas próprias velas. Estudantes e solteiros que moram em dormitórios ou nos seus próprios apartamentos, devem acender a chanukiá nos seus próprios quartos ou apartamentos.

Como acender as velas?

Na primeira noite, acenda a vela mais à direita. A cada dia, acrescente outra vela à esquerda da primeira. Acenda sempre primeiro a vela recém-adicionada. Antes de acender, recite a bênção apropriada.

Horário do acendimento

A hora certa de acender as velas é ao por do sol. A chanukiá deve permanecer acesa pelo menos meia hora depois do anoitecer. Portanto, certifique-se de que as velas sejam suficientemente longas para arderem meia hora após o escurecer.

Chegou tarde em casa? Desde que alguém esteja por perto para ver a chanukiá, ainda é possível acendê-la recitando as bênçãos. Depois disso, acenda a chanukiá sem as bênçãos.

A chanukiá antes e depois do Shabat

Na sexta-feira, as velas de Chanucá são acesas antes das velas do Shabat. As velas de Chanucá devem permanecer acesas no mínimo meia hora após o anoitecer. Para isso, certifique-se de usar velas mais longas ou colocar mais azeite na chanukiá.

VER  Os Malabaristas (Sucot)

No sábado, as velas de Chanucá só podem ser acesas ao final do Shabat, após a recitação da Havdalá.

Nota: Desde o momento em que as velas do Shabat são acesas na sexta-feira, até o término do Shabat, a chanukiá não deve ser reacendida, movida ou preparada.

Sentarse junto às luzes

“Chanucá” também significa “educação”, e é costume sentar-se ao lado da chanukiá enquanto as velas ardem, contando histórias e lições relacionadas à festa. Nenhum tipo de trabalho deve ser feito na proximidade das velas acesas.

As mulheres, em particular, devem abster-se de realizar os trabalhos do lar durante a meia hora em que as velas estão acesas, a fim de honrar as corajosas mulheres judias que desempenharam um papel significativo na história de Chanucá.

Chanucá guelt

Os pais dão aos seus filhos chanucá guelt (presente em dinheiro). A quinta noite é significativa e um momento especial para dar o chanucá guelt, visto que nessa noite a maioria das velas da chanukiá está acesa. No entanto, os pais são encorajados a dar chanucá guelt todas as noites.

Caridade adicional

O triunfo de Chanucá também é celebrado através da doação de caridade adicional durante cada dia da festa. Isto mostra que estamos verdadeiramente gratos a Hashem por tudo o que Ele tem feito por nós.

Nota: Na sexta-feira não se esqueça de dar o chanucá guelt e a caridade de Chanucá antes de acender a vela de Shabat. Procure dar o dobro, pois é proibido manusear o dinheiro no Shabat.

Fonte: Artigo da Revista Celebração do Beit Chabad Morumbi

Related Posts

ESTAMOS AQUI

Faça contato que logo responderemos.

Logo do Legal Saber

NOSSAS REDES: