NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
Home Calendário e Datas Judaicas Curiosidades sobre Chanucá
curiosidades sobre chanucá

Você sabia que algumas curiosidades sobre Chanucá são variadas tais como:

  • A raiz da palavra “Chanucá” significa “inauguração”. O nome “Chanucá” alude à reinauguração do Templo após a milagrosa vitória do povo judeu. Isso ocorreu no dia 25 de Kislêv.
  • Sendo submetidos ao domínio grego, os judeus não puderam celebrar os oito dias das festas de Sucot e Sheminí Atséret. Após a reinauguração do Templo, eles celebraram os oito dias da festa de Sucot que havia sido adiada.
  • Chanucá pode ser dividido em três palavras hebraicas: Chanu-chaf-hei, que significa “eles descansaram (da luta) no dia 25”. Foi no vigésimo quinto dia do mês hebraico de Kislêv que os judeus entraram novamente no Templo Sagrado.
  • Muitos anos antes do milagre de Chanucá, após a saída do Egito, no dia 25 de Kislêv de 2449 (1312 AEC), o povo judeu concluiu a construção do Tabernáculo no deserto.
  • Quando os judeus reconstruíram o Segundo Templo de Jerusalém, em 3408 (353AEC), após o retorno do exílio na Babilônia, eles iniciaram as obras do Santuário no dia 24 de Kislêv. Naquela noite — a noite de 25 de Kislêv — eles celebraram.
  • A festa de Chanucá foi estabelecida muito depois da Outorga da Torá. No entanto, há uma alusão à Festa das Luzes na Torá. A 25 palavra na Torá é “or”, que em hebraico significa “luz”.
  • Você sabia que a primeira noite de Chanucá nunca pode cair na segunda-feira à noite, e a quinta vela não pode cair no Shabat?
  • Os Macabeus reconquistaram Jerusalém com a ajuda de Yehudit, que se infiltrou no acampamento inimigo. Ela serviu queijo salgado e vinho forte ao líder deles, e então, quando ele caiu num sono profundo, tirou-lhe a espada e o decapitou.
  • Os alunos do grande sábio Shamai acendiam oito velas no primeiro dia de Chanucá e diminuíam o número de velas a cada dia, pois a escuridão restante vai diminuindo diariamente. Segundo a Cabalá, todos nós seguiremos este costume na Era Messiânica.
  • Durante a crise dos reféns no Irã, em 1979, o presidente americano Jimmy Carter compareceu ao primeiro acendimento das velas de Chanucá no gramado da Casa Branca. Foi a primeira vez que ele aventurou-se a sair da Casa Branca em 100 dias.
VER  10 diversos motivos pelos quais comemos laticínios em Shavuot

Fonte: Artigo da Revista Celebração do Beit Chabad Morumbi

Related Posts

ESTAMOS AQUI

Faça contato que logo responderemos.

Logo do Legal Saber

NOSSAS REDES: