NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
Home Calendário e Datas Judaicas A Menorá do Templo
Menorá do Templo

Você sabia que a Menorá do Templo tinha essas curiosidades?

Sete ou oito

Na Menorá do Templo havia apenas sete velas. O candelabro de Chanucá tem oito braços. Isso é para comemorar o milagre do pequeno pote de azeite suficiente para um dia, mas que durou oito dias no serviço diário do acendimento da Menorá no Templo.

Curvos ou retos

Os braços da Menorá do Templo são geralmente ilustrados sendo curvos ou em semicírculos. Este formato é baseado em uma gravura no Arco de Tito. Porém, tanto Maimônides quanto Rashi, ambos considerados as maiores autoridades na Lei e na Tradição judaicas, descrevem a Menorá com braços retos, que se estendem diagonalmente a partir do braço central.

Copos virados

A Menorá do Templo era decorada com 22 copos. No desenho acima, feito por Maimônides, todos os copos estão virados de cabeça para baixo. Isso é para simbolizar as bênçãos Divinas sendo ‘despejadas’ sobre o mundo.

Brilhando para fora

As janelas do Templo eram construídas de tal modo que eram mais largas no lado externo do que no lado interno. Isso é para simbolizar que, diferente de outras janelas cujo propósito é deixar a luz do sol iluminar o ambiente, as janelas do Templo serviam para levar a luz da Menorá para o mundo.

Fonte: Artigo da Revista Celebração do Beit Chabad Morumbi

Related Posts

ESTAMOS AQUI

Faça contato que logo responderemos.

Logo do Legal Saber

NOSSAS REDES: