pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Vayishlach

A Sobrevivência Sobrenatural Dos Filhos De Yaacov

VEMOS NESTA PARASHÁ O REENCONTRO HISTÓRICO ENTRE ESSAV, QUE JUROU MATAR YAACOV, QUE POR SUA VEZ SE REENCONTRARIA COM SEU IRMÃO ESSAV.

O inevitável encontro entre os irmãos

Yaacov está com medo. Então o que ele faz? “Vaiachats et haam asher ito” (“Ele dividiu o pessoal que o estava acompanhando”) em vários acampamentos. A Torá explica por que Yaacov fez isso: “Vaiomer im yavô Essav el hamachanê haachat vehikahu vehaiá hamachanê hanishar lifletá” (“Disse Yaacov: se Essav chegar para um dos acampamentos e abatê-lo e destruí-lo, então outro acampamento sobreviverá”).

Uma dica para várias gerações

Nossos Sábios dizem que neste versículo há uma dica para várias gerações e para toda a nossa história judaica: nós sabemos que o que aconteceu com os Patriarcas é um protótipo de nossa história. Muitas vezes vieram inimigos, que são representados por Essav, agindo com violência contra os judeus, matando-os e destruindo comunidades em um determinado lugar, mas, em outro lugar, outras comunidades sobreviveram.

O povo Judeu Indestrutível

Nachmânides, o Ramban, diz: “Sempre na história, comunidades judaicas sobreviverão”. Elas serão expulsas de um lugar e serão bem recebidas por outro rei em outro lugar, e a história comprova isso: os judeus que sofreram nas Cruzadas fugiram para o leste e foram bem recebidos na Polônia. Os judeus que foram expulsos da Espanha foram bem recebidos na Grécia e na Turquia, e assim por diante. O outro acampamento sempre sobreviverá.

Palavra como bumerangue

O interessante é que neste versículo está escrito: “Vehikahu” והכהו — E virá Essav, o inimigo, e o abaterá, o destruirá”. E a palavra vehikahu, lida de trás para frente, da direita para esquerda, forma a mesma palavra. Isto nos ensina que quem bate em um inocente, ou coisas similares, é como alguém que manuseia um bumerangue: um belo dia ele volta para quem o lançou. E assim a justiça é feita.