pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Vayigash

Não Estamos Sozinhos No Exílio

NA PARASHAT VAYIGASH, JOSÉ (YOSSEF) FINALMENTE SE REVELA AOS SEUS IRMÃOS E MANDA TRAZER O SEU PAI, O VELHO PATRIARCA JACÓ, PARA O EGITO.
  • 1

    Promessa de uma grande nação

    A Torá nos diz que D’us apareceu numa visão à noite para Jacó e lhe disse: “Al tirá merdá mitsraima ki legoi gadol assimchá sham” (“Não tema em descer ao Egito, pois lá Eu lhe farei uma grande nação”). E D’us continua falando a Jacó: “Anochi ered imchá mitsraima veAnochi aalchá gam alô” (“Eu descerei contigo ao Egito e Eu também lhe trarei de volta”).

  • 2

    A Divindade está com o povo

    Daqui vemos que, quando um judeu está no Exílio, D’us está com ele. A Divindade literalmente acompanha e sofre com o povo de Israel quando ele está na diáspora, quando está no Egito, quando está na galut. Como diz o profeta Isaías: “Bechol tsaratam lo tsar” (“Quando vocês estão aflitos Eu também sofro e fico aflito”), assim diz D’us.

  • 3

    Voltarmo-nos ao Todo poderoso

    Mas neste versículo nós temos mais uma dica. Rabi Levi Yitschac de Barditchev explica: Toda a descida para o Egito, todo o propósito por que fomos para Mitsraim (Egito) e saímos de lá, é para o “Anochi” (“Eu”), para chegar ao “Eu sou Hashem, teu D’us” (“Anochi Hashem Elokechá”), que se encontra nos Dez Mandamentos.

  • 4

    Eu sou o Eterno, teu D'us

    Toda a ida para o Egito e toda a saída do Egito têm o objetivo de chegar ao Monte Sinai e fazer os judeus escutarem: “Anochi Hashem Elokechá” (“Eu sou Hashem, teu D’us”). Isto fica incrustado no coração eternamente.