pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Vaietsê

A Ingratidão Com O Povo De Israel

NA PORÇÃO DESTA SEMANA, VAIETSÊ, D’US ABENÇOA YAACOV, QUE ESTÁ INDO TRABALHAR COM SEU TIO LAVAN.

Na porção desta semana, Vaietsê, D’us abençoa Yaacov, que está indo trabalhar com seu tio Lavan. D’us diz a ele: “Vehaiá zarachá kaafar haárets” (“A tua descendência será como o pó da terra”). Dizem os nossos Sábios que a terra fornece para o homem tudo o que ela tem de bom e de melhor. Cereais, flores, frutas, árvores, petróleo, enfim, tudo o que nós temos vem da terra.

Mas qual é a recompensa da terra? O fato é que nós pisamos sobre ela. Muitas vezes, o povo de Israel é comparado à terra. Ele contribui para as nações em todo lugar com a sua sabedoria — nas Ciências, na Economia, ajudando seus países a crescer, como podemos constatar na história — e, não raro, no final, o povo de Israel é pisado e menosprezado.

E nesta própria parashá nós vemos que Yaacov chegou na casa de Lavan e trouxe-lhe prosperidade. Ambos enriqueceram. “Vaifrots haish meod meod” (“Yaacov ficou muito rico”), assim como seu tio Lavan. No entanto, a Torá nos diz que os filhos de Lavan foram até ele e falaram: “Lakach Yaacov et col asher leavinu” (“Tudo que Yaacov possui, ele pegou de nosso pai”), ele roubou nosso pai. Assim, Yaacov teve que sair numa noite, pegar tudo rapidamente e fugir.

Nós conhecemos essa história, portanto é muito importante aprender do passado. Que D’us nos ajude e que possamos logo ter apenas boas notícias.