pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Toledot

A Humildade É a Chave Do Sucesso

NA PORÇÃO DE TOLEDOT OCORRE O NASCIMENTO DOS GÊMEOS DA MATRIARCA RIVCA. O PRIMEIRO SE CHAMARÁ ESSAV, E O OUTRO, YAACOV. ESAÚ E JACÓ, EM PORTUGUÊS.
  • 1

    Diferença Notória

    É importante notar que a diferença entre eles é muito grande. Essav já nasceu adulto. Era muito peludo, cabeludo, e por isso recebe o nome de Essav. Seu nome vem do hebraico “assui” (pronto, feito); parecia realmente um homem grande. Estes dois nomes mostram também a definição dos dois irmãos: Essav acha que está completo, perfeito, e que não precisa aprender de mais ninguém. Ele já sabe tudo.

  • 2

    "Pequeno calcanhar" nasceu Yaacov

    Por outro lado, Yaacov (ekev = calcanhar) se considera pequeno, acha que ainda tem muito a aprender, e ele está feliz por ainda se elevar. E é isso o que acontece. Yaacov recebe este primeiro nome (que vem de ekev, calcanhar), porém, mais tarde, D’us lhe deu o nome Israel, cujas letras são as mesmas de “li rosh” – minha cabeça.

  • 3

    A humildade do verdadeiramente grande

    No começo, ele era calcanhar, humilde, pequeno, querendo aprender. Depois D’us o eleva até a cabeça, que é a parte mais elevada do corpo. É isso que dizem os nossos Sábios no Talmud, em Eruvin: “Col hamashpil et atsmo Hacadosh Baruch Hú magbiô” (“Quem se acha pequeno, D’us o levanta, mas quando a pessoa se acha grande e elevada demais, D’us a rebaixa”.)