pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Terumá

Humildade: O Segredo Da Sabedoria E Da Riqueza

NESTA PORÇÃO NÓS ENCONTRAMOS OS DETALHES SOBRE OS UTENSÍLIOS DO TEMPLO PORTÁTIL, O MISHCAN.
  • 1

    Shulchan HaPanim

    A Torá nos diz que havia um santuário onde havia a mesa com os pães dos cohanim, chamada de Shulchan Hapanim, além da Menorá, que é o candelabro. A Menorá ficava no lado sul, enquanto a mesa com os pães ficava no lado norte. A mesa representa a prosperidade, e a Menorá representa a sabedoria. Daqui o Talmud deduz que harotsê lehachkim (“quem quer ficar mais sábio”) vira-se para a lado sul na hora da reza, e harotsê laashir (“quem quer ficar rico”) vira-se para o lado norte.

  • 2

    As inclinações na reza

    Na prática isso significa que quem procura mais sabedoria se voltará um pouco mais para o lado direito ao rezar a Amidá, que na verdade é o sul, já que rezamos virados para o leste, ao passo que quem procura mais prosperidade se voltará para o lado esquerdo, que representa o norte.

  • 3

    Uma história

    Conta-se uma história, que aconteceu na época do Maguid de Mezritch, sobre um homem que havia perdido os seus bens. Ele tinha uma boa situação financeira, mas, de repente, começou a decair. Então ele foi até o grande Maguid para se aconselhar e lhe perguntou: “Por que está me acontecendo isto?”O Maguid, por sua vez, disse-lhe: “Deixe-me fazer uma pergunta: está escrito que quem se volta para direita quer ser mais sábio, ao passo que, quem se volta para a esquerda quer ser mais rico. Como faz aquele que quer ser tanto chacham (sábio) quanto ashir (próspero)? Aquele que quer ser sábio e rico, mas virando para norte e sul, duas extremidades, como ele faz?”

  • 4

    A anulação

    O Maguid então explicou: “A solução é que a pessoa deve se anular. A pessoa precisa ser muito, mas muito humilde. Se ela se anula totalmente, então ela não ocupa lugar, e se não ocupa lugar, ela pode estar tanto no norte como no sul, sem problema nenhum”. Esse homem entendeu a mensagem, deixou de ser arrogante e orgulhoso, tornando-se humilde, e conseguiu riqueza e sabedoria.