D'us aparece e fala com Avraham

Este foi o mérito de Avraham Avinu:  

Conversar com Hashem diretamente.

Parashá Vaierá

Um assunto dessa porção, na visão do Rabino Y. David Weitman, é a hospitalidade. O patriarca Avraham era um mestre nesta qualidade, mas o povo de Sodoma e Gomorra, não. D'us então pede a Avraham que saia para outra terra porque estava decidido a aniquilar essas cidades completamente corrompidas pelas piores coisas.

Ouça explicação no podcast abaixo

O voluntariado no judaísmo começou com Avraham Avinu 

Avraham Avínu, o grande sábio, o primeiro voluntário de nossa história, “plantou um Eshel em Beer Sheva”, assim diz a Torá.

O que é um Eshel? Alguns dizem que era uma árvore. Porém o Talmud chega a conclusão de que as três letras significam: achilá – comida, shetiá – bebida e liná – pernoite.

Assim, Avraham Avínu abriu uma hospedaria, um albergue. Na realidade, era um lugar onde os pobres e os viajantes pudessem matar a sua fome, saciar a sua sede e dormir.

Justiça Social

O judaísmo, através da mitsvá (boa ação) da tsedacá (benevolência) — que etimologicamente provém da palavra tsedec, significando “justiça” —, estabelece uma ligação entre os dois termos!

Vitamina da Semana - Parashá Vaierá

Rabino Y. David Weitman explica sobre os testes de Avraham encontrados nesta porção da semana.


Torá Luxo - Livro de Gênesis!

Esta edição de luxo do Chumash traz exemplos de vários comentaristas clássicos e de como as questões são debatidas no Talmud, no Midrash, em dezenas de obras rabínicas e inclusive nos textos chassídicos. Traz também comentários do Rebe de Lubavitch que liderou a nossa geração. E vem como uma Bibliografia imperdível que explica o que é cada obra citada. Com esta edição do Chumash, você não vai ficar sabendo tudo o que Moshé aprendeu naqueles 40 dias. Mas, pelo menos, vai sentir o gostinho.