Lech Lechá... AVRAHAM! Nosso primeiro Patriarca que nos fez seguir os caminhos Divinos e a Torá está incluída nesses caminhos! 

A Honra do Judeu de fazer Aliá LaTorá!

Nesta semana, a porção da Torá é de Lech Lechá.  É nesta porção que a sagrada Torá chama nosso Patriarca Avraham Avinu de "Avraham o Yivri" (Hebreu).

Avraham pode ser considerado como um homem que estava em "outra margem". (Yivri deriva da palavra "margem"), significando que Avraham estava numa "margem" enquanto o restante do mundo estava em outra.

Cada judeu carrega dentro de sua alma essa característica do Patriarca Avraham, que também representa o atributo de Chessed (Bondade, Generosidade). Esse atributo nos confere uma característica peculiar e uma grande responsabilidade, pois é com Chessed que nos unimos e nos fortalecemos como judeu e povo.  

A Bondade como Caminho do Meio

A Avareza é a bondade de menos, fixando-se em um extremo negativo 

A Generosidade  é o caminho do meio entre a avareza e o esbanjamento

O Esbanjamento é a bondade de mais, fixando-se em outro extremo negativo


Nossa Busca é por Refinamento de Caráter

Ninguém pode se comparar aos grandes Tsadikim (Justos). Afinal, com suas façanhas milagrosas e suas bênçãos, eles salvaram e ajudaram tanta gente. Os milagres e as maravilhas que fizeram atestam a grandeza desses mestres, mas não serve de lição para nós.

Os traços nobres de caráter que eles se esforçaram para adquirir, estes sim podemos emular. Pode ser que nunca alcancemos a capacidade de realizar milagres, mas nós todos temos a capacidade de ficar mais espiritualizados e de refinar os nossos traços de caráter.


Rabino Y. David Weitman

Uma parte essencial do Judaísmo é adquirir boas virtudes de caráter e personalidade (Tikun HaMidot)

O autor, Rabino Y. David Weitman, demonstra o que todos nos já sabemos; que temos plena capacidade de ficarmos mais espiritualizados e refinar nossos traços pessoais de caráter.


Na parashat Lech Lechá assistimos a algo muito importante: D’us está dando uma promessa para Avraham Avinu, o primeiro patriarca, dizendo a ele: “Lezarachá natati et haáretz azot” – à tua descendência eu darei esta terra, a terra de israel. 

Ouça Podcasts Semanais com o Rabino Y. David Weitman 

Vitamina da Semana I (Lech Lechá)

Vitamina da Semana II (Lech Lechá)

Torá Luxo - Livro de Gênesis!

Esta edição de luxo do Chumash traz exemplos de vários comentaristas clássicos e de como as questões são debatidas no Talmud, no Midrash, em dezenas de obras rabínicas e inclusive nos textos chassídicos. Traz também comentários do Rebe de Lubavitch que liderou a nossa geração. E vem como uma Bibliografia imperdível que explica o que é cada obra citada. Com esta edição do Chumash, você não vai ficar sabendo tudo o que Moshé aprendeu naqueles 40 dias. Mas, pelo menos, vai sentir o gostinho.

lock

Compra Segura

Legal Saber - Todos os Direitos Reservados 2019