. Há várias explicações para o acróstico conferido a Rashi. A mais comum é “Rabi Shlomo Yitschaki” (filho de Yitschac). Alguns afirmam que não queriam chamá-lo de Rash (Rabi Shlomo, apenas), pois a palavra “Rash” em hebraico significa “pobre”.

Outros dizem que a família de Rashi é oriunda da cidade de Lunel, na Provença, sul da França. Isso equivale em hebraico às palavras “Rabi Shlomo Yarchi”.

Porém, a explicação mais conhecida é que Rashi é a abreviação das palavras “Raban Shel Yisrael”, o “Mestre do Povo de Israel”.

O mestre estava pronto

Realmente, com o decorrer dos tempos, Rashi se tornou o mestre de todo o povo de Israel, pois não há ninguém que estude a Lei Escrita (a Torá) ou a Lei Oral (o Talmud) sem consultar o comentário de Rashi.

O grande exegeta Rabi Avraham Ibn Ezra escreveu sobre Rashi: “Uma estrela despontou na França”. Neste mesmo estilo, escreve o historiador e erudito Rabi Avraham Zacuto: “Na França surgiu uma imensa luz que nunca antes havia surgido, o grande mestre, o piedoso Rabi Shlomo de Troyes, que comentou toda a Torá, os Profetas, as Escrituras e a Guemará, que nada deixou sem explicação, e depois que o seu comentário veio à luz, não há Rabino no mundo que possa aprender a lei sem consultá-lo” (Sêfer Yuchassin).

Ainda nesta mesma linha, escreve Rabi David Conforte: “Rashi é o mestre e o mentor de todos os comentaristas em todos os lugares. Assim é já que a luz da sua sabedoria em seus comentários é conhecida de todos. Ele portanto iluminou os olhos de todo o povo de Israel. Foi pelo mérito de sua sabedoria que o mundo subsiste” (Corê HaDorot).

Os jejuns de Rashi

É sabido que Rashi fez 613 jejuns antes de escrever o seu comentário da Torá. Cada palavra, pois, que Rashi escreveu foi pensada e repensada várias vezes, e cada termo foi escolhido minuciosamente.

Os seus comentários, escritos em uma linguagem clara e sucinta, compreensível até para crianças, ainda assim permanecem muito profundos.

O mar do seu conhecimento é vasto e profundo, e nem todos sabem como navegá-lo (Chidá). Muitas vezes, em seus comentários, Rashi embutiu em uma palavra ou em apenas uma letra respostas para diversas perguntas.

Muitos pensam que Rashi é um comentário simples, sem genialidade alguma. Porém se consultarem e se aprofundarem nas centenas de livros que analisam os comentários de Rashi, ficarão surpresos com as maravilhas que lá se encontram (Shalá e Rabi Menachem Meiri).

Rashi também era um conhecedor profundo da Cabalá judaica. A princípio quando se estuda diligentemente suas explanações, muitos segredos do esoterismo judaico são revelados.

Não há dúvida pois de que os comentários de Rashi foram escritos por inspiração Divina (rúach hacodesh). Aliás, o próprio autor menciona isso em seu comentário. Ali então ele descreve a construção do Templo Sagrado (Ezequiel 42:3): “Eu não tive nenhum professor e nenhuma ajuda na descrição desse edifício sagrado; apenas como me mostraram dos Céus”.

Vultos que comentaram Rabi Shlomo, o Rashi

Entre os exegetas que comentam as explanações de Rashi, encontramos grandes vultos. Num primeiro apontamento temos o Maharal de Praga (Rabi Yehuda Loew). Mas também temos o Levush (Rabi Mordechai Yaffe), o Taz (Rabi David HaLevi) e Rabi Eliahu Mizrahi.

O grande mestre desta geração, o Rebe de Lubavitch — ele mesmo grande comentarista de Rashi —, demonstrou que há dezenas de regras gerais (e centenas de regras derivadas preestabelecidas) que Rashi seguiu em toda a sua explanação da Torá.

A grande genialidade de Rashi é que, de fato, ele é o mestre de todos (Raban Shel Yisrael). Assim, ele pôde ensinar a Torá a todos indiscriminadamente. Isso desde o maior erudito até uma criança que dá seus primeiros passos no estudo da Torá.

E, mais ainda, ele combina no mesmo texto as explicações mais simples (Pshat) com os ensinamentos mais profundos (Sod, Yená shel Torá).

Certamente podemos proclamar a respeito de Rabi Shlomo Yitschaki o versículo que descreve o próprio Shlomo (o Rei): “Vaiegadel Hashem et Shlomo lemaala leenê col Yisrael vayitên aláv hod malchut asher lo haiá al col mélech lefanav al Yisrael” — “E Hashem engrandeceu muito a Shlomo aos olhos de todo Yisrael, e concedeu sobre ele tamanha majestade que jamais houve sobre um rei de Israel” (Crônicas I 29:25).
(Prefácio do Livro ‘Torá Rashi ‘da Editora Maayanot – 2015)

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