Pérolas de Torá – Parashá Toledot

Toledot

Rebeca (Rivka) dá à luz Essav e Yaacov

Um nasce pronto e o outro não: a oposição nasce junto

Esaú e Jacó

Nesta porção Toledot, temos o nascimento dos dois gémeos da matriarca Rebeca. O primeiro vai se chamar Essav e o outro se chama Yaacov. Esaú e Jacó em português.

Diferença Notória

Importa notar que a diferença entre eles é muito grande. Essav nasceu já na verdade adulto. Era  muito peludo,  cabeludo, por isso que ele recebe o nome de Essav.  Seu nome vem do hebraico “Assui” –  já pronto,  já feito, parecia realmente um homem grande.

Yaacov, por seu lado, vem da palavra “ekev” – que significa calcanhar. Yaacov nasceu segurando o calcanhar do irmão.

A Contraposição dos Dois Irmãos

Estes dois nomes mostram também a definição dos dois irmãos: Essav acha que está completo, acha que ele está perfeito e que não precisa aprender de mais ninguém. Ele já sabe tudo.

Li Rosh – A Minha Cabeça

Entretanto, Yaacov (ekev = calcanhar) se acha pequeno, acha que tem muito para aprender ainda, e ele está feliz de se elevar ainda e é isso que acontece. Yaacov começa com este nome (que vem de ekev, calcanhar), mas mais tarde D’us deu o nome de Israel, cujas letras são as mesmas de “li rosh” – a minha cabeça.

Elevação de Yaacov

No começo, ele era calcanhar, humilde, pequeno, quer aprender, depois D’us levanta até a cabeça que é a parte mais elevada do corpo.

Yaacov passou de Yaacov a Israel

É isso que dizem os nossos sábios na  Guemará, no Talmud e em Eruvim: “Col hamaspil atzmo” – quem se acha pequeno – Hacadosh Baruch Hú Magbiô – D’us o levanta, mas quando a pessoa se acha grande e elevado demais, D’us o rebaixa.

Legal Saber continua avivando Judaísmo na WEB!

Pérolas de Torá são joias da sabedoria judaica

Você também pode acessar agora o início dessa série “Pérolas de Torá”, acessando Parashiot Bereshit, Noach e Lech Lechá e se enriquecer ainda mais de sabedoria judaica genuína pelo renomado Rabino David Weitman.