Pérolas de Torá – Parashá Vayigash

Vayigash

(Role a tela para baixo)

Na parashá Vayigash, José (Yossef) finalmente se revela aos seus irmãos.

Yossef depois de se revelar para seus irmãos (reconhecimento), manda trazer o seu pai – o velho Patriarca Jacó para o Egito -, e a Torá nos diz que D’us apareceu numa visão à noite para Jacó e lhe disse:

“Al tirá mirdá mitzraima” –  Não tenha medo, e nem hesita em ir para o Egito, porque Eu vou te fazer lá uma grande nação: “Le goi gadol ha shimchá sham”

A Torá continua, D’us falando a Jacó: “Anochi  eched inchá mitzraima”  – Eu vou descer junto contigo no Egito – “Ve anochi alchá gam alô” – Eu também vou te trazer de volta.

Daqui a gente vê que quando um judeu está no Exílio, D’us está com ele, a Divindade literalmente acompanha e sofre com o povo de Israel, quando ele está na diáspora, quando está no Egito, quando ele está na Galut.

Como diz o profeta: “Bechol tzaratam lo tsar” – quando vocês estão aflitos, diz D’us, Eu também sofro e fico aflito.

Mas neste passuk (versículo), nós temos mais uma dica diz Rabi Levi Itzchak de Barditchov: “Anochi eched inchá mitzraima” – Eu vou descer com você no Egito, e Eu vou te trazer de volta.

Toda descida para o Egito, todo assunto que nós fomos lá para Mitzraim (Egito) e saímos de lá, é para o “Anochi” – para chegar ao “Eu sou o Eterno teu D’us” – “Anochi  Hashem Elokechá”, que se encontra nos Dez Mandamentos.

Toda ida para o Egito e toda saída do Egito, têm, na verdade, o objetivo de chegar ao Monte Sinai e os judeus escutarem:
“Anochi Hashem Elokechá”, Eu sou o Eterno, teu Deus.  e isto fica encrustado no coração eternamente.

Um Canal WEB que vive e divulga judaísmo autêntico, com o Rabino David Weitman.