Pérolas de Torá – Parashá Vaiyshlach 2

Vayishlach

O reencontro histórico dos irmãos

Medo. Apreensão. Estratégia.

A Torá nos prepara para o reencontro

Vemos nessa parashá o reencontro histórico entre Essav, que jurou a morte de Yaacov, que por sua vez, agora vai se reencontrar com seu irmão Essav.

Yaacov está com medo. Então o que ele faz?

Vaiachatz et acham – ele dividiu o pessoal que o estava acompanhando em vários acampamentos.

A Torá explica por que Yaacov fez isso:

Vaiomer (disse Yaacov), Imiavô Essav ela machanê achat veikahu – se Essav chegar para um dos acampamentos e abatê-lo e destruí-lo – vechaiá ha machanê anishá al nefletaim – então outro acampamento ficará vivo, vai sobreviver.

Uma Valiosa Dica

Nossos sábios nos dizem que neste versículo tem uma dica para várias gerações e para toda a nossa história judaica: Nós sabemos o que aconteceu com os patriarcas, um protótipo de nossa história.

O Povo Judeu Indestrutível

Muitas vezes vieram inimigos representados por Essav, culminando em violência contra os judeus, abatendo-os e destruindo comunidades em um dado lugar, mas em outro lugar, outras comunidades sobreviveram.

Nachmânides, o Ramban diz:

“Sempre na história comunidades judaicas vão sobreviver”.
Assim, elas serão expulsas de um lugar e serão recebidas bem por um rei em um outro lugar, e a história o comprova: judeus sofreram nas Cruzadas, fugiram para o leste e foram bem recebidos na Polônia. Judeus foram expulsos da Espanha e foram bem recebidos na verdade na Grécia e na Turquia e assim em diante.

Machanê anishá al nefletaim

O outro acampamento sempre sobreviverá.

O interessante é que neste passuk (versículo) está escrito: Veikahu – E virá Essav, o inimigo, e vai lhe abater, lhe destruir. E a palavra Veikahu pode ser lida de frente para trás e de trás para frente, da direita para esquerda e da esquerda para a direita, que. no fim, é a mesma palavra.

Isto nos ensina que quem bate em inocente, quem faz coisas desse tipo, está como que manuseando um bumerangue: um belo dia volta para ele. Assim justiça será feita.

O Legal Saber agradece a sua companhia neste espaço

Judaísmo autêntico explicado com minúcias.

Conteúdo especial que você vai apreciar

Acesse a página que reúne todas as páginas relacionadas e publicadas neste site: Pérolas da Torá.