Pérolas de Torá – Parashá Miketz

Miketz

(Role a tela para baixo)

Nesta semana, na parashá Miketz, nós vemos como José (Yossef) se torna o vice-rei do Egito.

José é aquele que vai resolver o problema da fome. Ele era um escravo hebreu na prisão e que de repente se torna o governante do Egito.
Foi ele que, com efeito, deu a posição e o conselho certo para resolver o problema da fome.

Diz o versículo: Vi Yossef hu achalit a la haretz hu ashmabich lechol am haaretz – Yossef era o governante da região, e era ele que alimentava e que distribuía o trigo para as pessoas.

Miketz

E as perguntas que fazem aqui é que como é possível que Yossef que era tão poderoso, que tinha tantos empregados, tanto exército abaixo dele, fosse ele mesmo que distribuía a comida, isto é, era ele mesmo que repartia o pão e o trigo para as pessoas? Por que ele não usava as pessoas que estavam trabalhando com ele, tantos servos, tantos servidores ele tinha?

Mas a resposta que Yossef quer nos ensinar é que algo tão importante quando se trata de ajudar o próximo, quando se trata de uma mitsvá tão importante de dar o pão a outro que precisa, ou seja, qualquer boa ação que se faz, não se manda outro fazê-lo mesmo que se tenha muitos empregados à disposição, você faz sozinho.

Aqui tem na verdade uma forma de nos educar e Yossef está nos ensinando como usar Amidat Harachamin – a piedade, a bondade e a generosidade tem que se fazer sozinho, e não mandar outro fazer.

Quando Avraham teve que preparar-se para a Akedá (Sacrifício de Isaac) e ir para lá, está escrito Vaiachavosh et chamuvô – ele mesmo preparou o burro. Avraham era rico, poderoso, possuía muitos empregados, mas ele mesmo fez.

Nós não mandamos a empregada acender as velas de Shabat, tampouco pedimos para o secretário colocar tefilin, pois uma boa ação nós fazemos nós mesmos.

Um Canal WEB que vive e divulga judaísmo autêntico, com o Rabino David Weitman.