É essencial que percebamos que cada detalhe do mundo existe porque a Torá assim o diz. A vida possui um sentido e uma missão, o mundo tem um Criador, e nada acontece por acaso. Por isso é muito bom pensar na vida e refletir profundamente sobre si mesmo e seu papel na Criação.

A Torá é o material genético do mundo que está sendo criado a cada instante. Comer, beber, dormir, todos os atos físicos, o cumprimento dos mandamentos e suas consequentes recompensas, nossos atos, palavras e pensamentos, a própria natureza e o mundo que a gente vê, tudo tem então um propósito.

A princípio, não precisamos de milagres para enxergar a Mão Divina, mas apenas sintonizar corretamente os nossos sentidos. Só que para nós, simples humanos, perceber isso com nossos olhos de carne e osso não é fácil. Precisamos retirar a máscara do físico para ter acesso ao mundo espiritual.

Devemos nos inspirar a viver uma vida mais significativa, incentivando-nos a buscar uma compreensão maior do Infinito dentro da finita natureza humana.

Pensar na vida

Pensar na vida. Alguns costumam dizer que só pensa na vida quem não tem nada o que fazer. Mas nossos sábios discordam. Pensar é a base para a ação. Se não paramos para refletir com sinceridade e seriedade, corremos o risco de chegar à conclusão errada. Muitas vezes, pelos mais diversos motivos, não temos tempo nem para pensar em nós mesmos.

Porém, provavelmente na maioria dos casos, se tivéssemos um amigo, um confidente, nos sentiríamos estimulados a fazer esta reflexão buscando melhorar as nossas vidas.

O maior bem que temos, o tempo, não se mede pela quantidade vivida, mas pelo conteúdo que colocamos nele. O amanhã então precisa ser melhor que hoje, e o homem necessita estabelecer metas na sua vida, esforçando-se para alcançá-las durante a sua existência.

Dizem nossos sábios que a alma animal é dirigida pelas aspirações egocêntricas da vida material, e a alma Divina, pela busca abnegada por servir o Todo-poderoso.

Mas a alma animal, sendo totalmente egocêntrica, não tem nenhum interesse em sobrepujar uma alma da mesma categoria.

Isto não ocorre com a alma Divina, cujo único desejo é cumprir a vontade do seu Criador. Mas quando dois judeus trocam ideias sobre seus problemas, a alma animal de cada um é superada pelo ataque duplo da essência Divina do homem.

Desta forma temos um poderoso aliado nesta nossa luta contra os dilemas engenhosamente preparados pela nossa alma animal. É necessário parar, refletir e agir. “Uma ação vale mais que mil suspiros”.

(Extraído do prefácio dos livros Refletindo com Dan e A Máscara do Mundo, da Editora Maayanot)

Baixe o App do Legal Saber no seu celular e desfrute de conteúdo judaico qualificado


Acesse o site versão AMP para celular!IR
+