O pensamento chassídico em geral e a Chassidut Chabad em particular possuem uma visão toda abrangente do mundo e do modus vivendi que considera o propósito central do judeu como o elo unificador entre o Criador e a criação. Por ser uma criatura do “céu” e da “terra”, dotado de uma alma Divina celestial (realmente uma parte da Divindade, vide Tanya, parte 1, cap. 2), porém vestida em um receptáculo terrestre, que é o corpo físico, e de uma alma animal vizinha, o judeu tem como missão concretizar a imanência Divina neste mundo e elevar a sua natureza dentro da absoluta unidade de D’us.
Precisamos entender o encobrimento e a ocultação da luz Divina, pelo qual todas as coisas existem e o mundo parece desfrutar de uma existência autônoma. Porém, na realidade, todas as criaturas só existem em virtude da força Divina nelas imanente e permanente, e perduram somente pelo fato de esta força estar oculta às suas vistas.
Aprofundando-se sobre esta teoria da criação constante dos seres, chegamos automaticamente às próximas conclusões, não menos importante que a primeira: a anulação de todas as criaturas perante a faísca Divina que as vitaliza, e que tudo ocorre neste universo por Providência Divina particularizada, não dando espaço a nenhuma coincidência ou mero “acidente da natureza”, pois tudo é criado neste instante pela força Divina.
Ultimamente, testemunhamos uma grande sede e demanda por obras de Chassidut no vernáculo. Isto contribui para a disseminação de Pnimiut HaTorá, trabalho iniciado por Rabi Israel Baal Shem Tov, fundador do movimento chassídico, e difundido amplamente pelos Rebeim que o sucederam.
De acordo com a fé judaica, tanto a Lei Escrita (Tanach, acróstico de “Torá, Profetas e Escrituras”) como a Lei Oral (Talmud, Midrash, Cabalá, etc.) foram transmitidas na sua totalidade a Moshé no Sinai. Todavia, nem todas as partes da Torá foram reveladas para o povo de Israel de uma só vez, sendo feito isto em diferentes momentos da nossa história.
O Todo-Poderoso escolheu o momento mais apropriado e relevante para a revelação de certos aspectos da Torá. Assim foi, por exemplo, com o Talmud, com os comentários de Rashi e Maimônides, cada um na sua época, e o mesmo se deu com os ensinamentos da Chassidut, que teve sua revelação iniciada por Rabi Israel Baal Shem Tov e ampliada por Shneur Zalman de Liadi.
Rogamos ao Todo-Poderoso que a disseminação dos ensinamentos chassídicos nos traga em breve a revelação do justo Mashiach.
 
(Extraído do prefácio do livro O Pronunciamento que Sustenta a Criação, Editora Maayanot, S. Paulo e do livro Sobre a Essência da Chassidut, Editora Kehot, S. Paulo)

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