pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Noach

A Recompensa Para Aqueles Que Cumprem Mitzvot E Fazem Boas Ações

Na parashat Noach nós lemos que, após Noé sair da Arca, D’us Se comprometeu a não mais destruir o mundo por completo. Ele disse: “Col remes asher hu chai lachem yihyê leochlá keyerec essev” (“Qualquer animal que se move e que vive servirá de alimento para vocês. Como a vegetação das plantas, Eu lhes dou tudo”).

Os nossos Sábios dizem: “E servirá de alimento para vocês” — porque até então não era permitido. Adão, por exemplo, podia comer somente vegetais. Então ele era, de fato, vegetariano. Somente na décima geração, na época de Noé, D’us permite comer carne, mas com uma restrição: não podemos comer carne retirada de um animal enquanto ele estiver vivo.

Era comum os povos primitivos, ao avistar um animal, pegar uma faca e cortar um pedaço dele, como se fosse um bife. Este ato é proibido — (“ever min hachai”, em hebraico) ingerir um pedaço de carne de um animal vivo —, e esta proibição é uma das Sete Leis Universais que D’us já havia ordenado a Adão. As outras são: “Não matar”, “Não roubar”, “Não cometer adultério”, “Não blasfemar contra D’us”, “Não fazer idolatria” e “Instituir tribunais de justiça”. Estas leis universais são de extrema importância e são chamadas de “As Sete Leis dos Filhos de Noé”.

Assim, de acordo com a tradição judaica, se o gentio observa estas sete leis consciente de que elas foram dadas por D’us, uma vez que elas constam na Lei de Moisés, ele será recompensado, assim como o judeu que observa as 613 mitsvot. Isso explica por que o Judaísmo não faz proselitismo: justamente porque sabemos que cada indivíduo tem a sua escada para chegar a D’us e ser recompensado.

As 7 Leis Universais

JUNTO COM AS OUTRAS LEIS QUE D’US JÁ HAVIA FALADO PARA ADÃO – “NÃO MATARÁS”, “NÃO ROUBARÁS”, “NÃO PEGAR A ESPOSA DO OUTRO”, “NÃO AMALDIÇOAR D’US”, “NÃO FAZER IDOLATRIA”, E “INSTITUIR TRIBUNAIS”, NÓS TEMOS ENTÃO AS 7 LEIS UNIVERSAIS, DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, E QUE SÃO CHAMADAS DE AS 7 LEIS DOS FILHOS DE NOÉ.