N uma época onde muito se fala sobre os direitos da mulher, com movimentos feministas lutando pela igualdade dos gêneros, é bom relembrar mais uma vez que o Judaísmo sempre demonstrou o devido respeito
pela mulher. Ambos, homem e mulher, são ordenados a seguir os mandamentos Divinos prescritos na Torá.

A própria Torá mostra o quanto é importante levar em consideração a sensibilidade da mulher. Por isso então isentou a mulher de certos mandamentos. Isso devido à grande responsabilidade que ela tem com seu marido e filhos, e para não entrar em conflito com o seu lar (Avudraham, Portão 3).

O Talmud nos diz: “Cuidem muito bem para não magoar as suas esposas, pois elas choram facilmente” (Talmud Baba Metsia 59a).

Mesmo em se tratando de recompensa no Mundo Vindouro, não há diferença entre homens e mulheres no Judaísmo. Como bem disse Rabi Shimon bar Yochai: “Felizes são os justos, homens e mulheres, que andam no caminho reto neste mundo e merecem todos os deleites do Mundo Vindouro” (Zôhar Shelach, p. 167b).

Três Preceitos para a mulher

Sendo assim, D’us outorgou três preceitos precisamente nas mãos das mulheres: 1) Hadlacat hanêr (acendimento das velas de Shabat); 2) Chalá (Separação das massas) e 3) Nidá (Leis de pureza familiar). Aliás, o acróstico destas três palavras em hebraico forma a palavra Hachên (“A graça”), que representa a verdadeira beleza e graciosidade da mulher judia.

A água, o fogo e a farinha são elementos essenciais para a sobrevivência do ser humano. Sem água, ele fica desidratado; sem farinha, ele não come; e sem fogo, ele não cozinha.

Assim, para cada um desses elementos, D’us associou uma mitsvá que representa muito mais do que uma ação física e a entregou para as mulheres judias: a) com a água, D’us deu as leis do micvê. Ao cumpri-las, a mulher atrai santidade e pureza para a vida familiar, merecendo um lar sólido e abençoado com filhos e filhas íntegros; b) com o fogo, D’us deu a mitsvá de acender as velas de Shabat e Yom Tov, através das quais a mulher ilumina o seu lar fisicamente e, principalmente, espiritualmente, trazendo paz e harmonia para a sua família; c) com a farinha, D’us deu a mitsvá de chalá, que consiste em retirar um pedaço da massa do pão — que é o alimento principal — antes de ela mesma ter proveito dele.

Isto simboliza a participação da mulher na mitsvá de tsedacá (justiça social) e também representa a sua grande responsabilidade pelas leis alimentares da casa, chamadas de Cashrut. Ao cumprir a mitsvá de Chalá, a mulher merece que D’us faça com que o seu alimento — e em geral o sustento (parnassá) — seja usado de forma benéfica, para saúde e bênçãos, e não para ser gasto com remédios e assuntos adversos.

Chalot no Shabat

Apesar de ser possível cumprir a mitsvá de Chalá em qualquer dia da semana, é um antigo costume judaico a mulher preparar as chalot para Shabat (os pães sabáticos) e nessa hora fazer a prelevação da massa.

Encontramos a fonte para isso na Torá, que chama a porção do maná de sexta-feira de léchem mishnê (porção dupla de pão). Dizem os nossos Sábios: “Não leia mishnê, mas meshunê — “diferente”; todo dia era recolhida uma porção do maná, mas na sexta-feira eram duas porções. Todo dia o seu cheiro era bom, mas na sexta-feira o aroma era especial. Todo dia ele tinha a aparência amarelada, mas na sexta-feira era dourado como o ouro” (Mechilta, Beshalach).

Há outro motivo para que esta mitsvá seja cumprida na sexta-feira: uma vez que a mitsvá de Chalá é também uma expiação do pecado de Chava (Eva) — que ocorreu na sexta-feira da Criação —, é bom que ela seja feita na sexta-feira, a véspera do Shabat (Chidá, Devash Lepi, letra chet).

Esta prática tão benéfica, que, conforme algumas opiniões, é tão grande quanto cumprir os 613 mandamentos (Hagahot Maimoniot), e na opinião de outros é uma simpatia (segulá) para ter filhos, farto sustento e boa saúde.

As mulheres no Judaísmo têm em suas mãos ações tão importantes que podem iluminar a sua casa, tornar seu lar caloroso e atrair a bênção Divina de saúde e de felicidade material e espiritual para o seu lar e para todos os membros de sua família, e este livro é uma receita para essa felicidade.
12 de Tishrei, 5779 – 21 de setembro de ‘018
Extraído do prefácio de O SEGREDO DA CHALÁ de Shira Wiener

Baixe ou imprima este texto em PDF

Quer aprender mais sobre O SEGREDO DA CHALÁ?

Conheça receitas de pães e chalot testadas e aprovadas.

O significado por trás da mitsvá de hafrashat chalá (separação da chalá), que dará ao seu preparo uma nova dimensão de santidade.

INFORMATIVO LEGAL SABER

ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT 

LocalidadesVelas de Shabat para 20/09/19HorárioFinal do Shabat 21/09/19Horário
S. PauloAcendimento das Velas:17:41Término do Shabat:18:35
R. de JaneiroAcendimento das Velas:17:28Término do Shabat:18:22
Belo HorizonteAcendimento das Velas:17:31Término do Shabat:18:23
RecifeAcendimento das Velas:16:55Término do Shabat:17:46
SalvadorAcendimento das Velas:17:09Término do Shabat:18:01
CuritibaAcendimento das Velas:17:52Término do Shabat:18:47
Porto AlegreAcendimento das Velas:17:59Término do Shabat:18:55
Fonte: chabad.pt

FERIADOS JUDAICOS EM TISHREI (OUTUBRO 2019)

Dia FestivoInício da FestaQuandoFinal da FestaQuando
Rosh Hashaná 29/09/2019Pôr do Sol 01/10/2019Pôr do Sol
Yom Kipur08/10/2019Pôr do Sol 09/10/2019Pôr do Sol
Sucot13/10/2019Pôr do Sol20/10/2019Pôr do Sol
Shemini Atseret & Simchat Torá20/10/2019Pôr do Sol22/10/2019Pôr do Sol

Fonte: chabad.pt

ROLE A TELA PARA VER MAIS

LEGAL SABER ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE JUDAÍSMO

e-Saber

Publicações digitais do Legal Saber sobre assuntos e temas judaicos diversificados e que podem ser acessados ou baixados gratuitamente. ACESSAR AGORA

Vitamina Judaica

Páginas especiais do Legal Saber sobre assuntos e temas relacionados às porções da Torá (parashiot), com o Rabino Y. David Weitman. ACESSAR AGORA

 

ACESSO RÁPIDO AO CONTEÚDO