pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Miketz

Servir O Criador E as Criaturas Pessoalmente

NESTA SEMANA, NA PARASHÁ MIKETS, VEMOS COMO JOSÉ (YOSSEF) SE TORNA O VICE-REI DO EGITO.

Diz o versículo: “Yossef hu hashalit al haarets, hu hamashbir lechol am haarets” (“Yossef governava sobre toda a terra; era ele quem vendia o trigo para todas as pessoas”).

Surgem algumas perguntas: como é possível que a comida era distribuída pelo próprio Yossef, que era tão poderoso, com tantos empregados e o exército sob o seu comando? Por que era ele em pessoa que repartia o pão e o trigo para as pessoas? Por que ele não usava seus empregados ou servos, que eram muitos?

A resposta que Yossef quer nos ensinar é que, quando se trata de algo tão importante, como ajudar o próximo, realizar uma mitsvá tão importante, como dar o pão a quem precisa, ou seja, qualquer boa ação que se faz, não se manda outro fazê-lo. Mesmo que tenha muitos empregados à disposição, você faz sozinho.

Aqui encontramos uma forma de nos educar, e Yossef está nos ensinando como usar midat harachamim, a piedade. Devemos praticar a bondade e a generosidade nós mesmos, e não através de outros. Quando Avraham preparava-se para a akedá (amarração de Isaac) e rumar para o local, está escrito: “Vaiachavosh et chamorô” (“Ele mesmo preparou o seu burro”). Avraham era rico, poderoso, possuía muitos empregados, mas ele fez isso sozinho.

Conclusão Natural

NÓS NÃO MANDAMOS A EMPREGADA ACENDER AS VELAS DE SHABAT, TAMPOUCO PEDIMOS PARA O SECRETÁRIO COLOCAR TEFILIN POR NÓS, POIS UMA BOA AÇÃO NÓS FAZEMOS SOZINHOS.