pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

O livro de Ruth foi escrito pelo profeta Samuel, cuja estatura é comparada à de Moshé e Aharon. Aparentemente foi escrita no final de sua vida. Assim, era principalmente um documento sobre a ascendência da Família Real do Rei David, pois Ruth acabou se casando com Boaz e deu à luz Oved, que foi o pai de Yishai, sendo este o pai do Rei David.

O próprio Rei David alcançou um nível espiritual elevadíssimo. Chegou a merecer pois a expressão “Elokei David” (“O D’us de David”). Isto é similar ao modo que clamamos pelo D’us de Avraham, Yitschac e Yaacov em nossas orações (ver Reis II, 20:5).

O objetivo do Livro de Ruth é mostrar como o Todo-Poderoso age sobre todas as Suas criaturas com Sua Providência Divina. Em outras palavras, quer mostrar que D’us retribui a cada uma conforme seu esforço.

Neste livro vemos como Elimelech, um líder judaico rico, porém avarento, resolve sair da terra de Israel para não ser obrigado a distribuir o seu dinheiro para os pobres que sofriam com a fome. E no final, perde todos os seus bens, e sua mulher volta sem nada. Por outro lado, Ruth e Naomi — que preferem viver na pobreza na Terra de Israel a desfrutar de honrarias na terra de Moav — merecem se aproximar da Casa Real.

Tesouros judaicos no livro de Ruth

Sem dúvida, o livro de Ruth nos faz refletir como os atos do homem são capazes de influenciar o futuro:. Ruth, que possui as três qualidades inatas do Povo de Israel — piedade, vergonha e bondade —, merece ter como descendência os reis da casa de David, até o justo Mashiach.

Nossos sábios dizem que o Livro de Ruth não foi escrito para nos ensinar leis ou costumes, mas para nos fazer conhecer quão grande é a recompensa daqueles que praticam a bondade. A atitude generosa de Boaz para com Ruth, e principalmente o comportamento nobre de Ruth para com sua sogra, lhe renderam o mérito de ver e acompanhar seu bisneto Salomão sentado no trono real (Ruth Rabá, cap. 2). Também no que se refere à ordem dos Livros das Escrituras, o Livro de Ruth antecede os Salmos do Rei David, pois foi graças ao seu esforço e sua tremenda fé nas horas de adversidade que ela mereceu ter um neto como David, o Salmista por excelência, o cantor de louvores a D’us.

Que possamos muito em breve merecer ver o descendente de Ruth, Mashiach ben David, entre nós, trazendo a época tão almejada, a Redenção final e completa.

(Extraído do prefácio do livro Ruth)

Baixe o App do Legal Saber no seu celular e desfrute de conteúdo judaico qualificado


INFORMATIVO LEGAL SABER

ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT 

LocalidadesVelas de Shabat para 14/06/19HorárioFinal do Shabat 15/06/19Horário
S. PauloAcendimento das Velas:17:07Término do Shabat:18:04
R. de JaneiroAcendimento das Velas:16:55Término do Shabat:17:52
Belo HorizonteAcendimento das Velas:17:04Término do Shabat:17:59
Recife Acendimento das Velas:16:49Término do Shabat:17:43
SalvadorAcendimento das Velas:16:55Término do Shabat:17:49
CuritibaAcendimento das Velas:17:15Término do Shabat:18:12
Porto AlegreAcendimento das Velas:17:11Término do Shabat:18:10
Fonte: chabad.pt

 

LEGAL SABER ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE JUDAÍSMO

 

 


ACESSO RÁPIDO AO CONTEÚDO