pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Lech Lechá

Tesouros incríveis na alma de cada um

NA PARASHAT LECH LECHÁ ASSISTIMOS A ALGO MUITO IMPORTANTE. D’US ESTÁ DANDO UMA PROMESSA PARA AVRAHAM AVINU, O PRIMEIRO PATRIARCA, DIZENDO A ELE: “LEZARACHÁ NATATI ET HAÁRETZ AZOT” – À TUA DESCENDÊNCIA EU DAREI ESTA TERRA, A TERRA DE ISRAEL.

Tesouros incríveis na alma de cada um

Isso quer dizer, em outras palavras, que é aqui mesmo o lugar bíblico onde D'us promete que os descendentes de Abrahão, o povo de Israel, terão direito a esta terra. No começo se chamava terra de Canaã e depois foi transformada em Eretz Yisrael. Assim, o povo de Israel passou de um povo que na verdade era pagão e teve uma elevação para um povo monoteísta.

Elevação do povo judeu

Então a terra se chama Terra de Israel. É interessante notar que também o povo judeu também se chama terra. O último profeta – Malaquias (em hebraico "Malachi") – escreve em sua profecia o seguinte: “Veishhú Entran La Goyim” – que todas as nações vão lhe felicitar – “Ki tiú atem eretz chufetz” – porque vocês vão ser uma terra de delícias, uma terra de coisas queridas. Então o povo de Israel também é uma terra, cada ser humano tem o seu território no qual ele pode transformar e elevar numa terra santa.

Cada ser humano é um território

Afinal, não vamos esquecer que Israel no mundo inteiro é chamada de Terra Santa, reconhecida por todas as nações. Mas por que o povo judeu é chamado de terra? Explica o Baal Shem Tov que, da mesma forma que na terra há tesouros inacreditáveis (muitas vezes não visíveis), lá embaixo, procurando, você vai achar minerais, pedras preciosas, petróleo, na verdade tantas coisas fantásticas. A metáfora acontece na alma do ser humano.

Revelar seu potencial

HÁ MUITO POTENCIAL, MUITOS TALENTOS, MUITAS COISAS BOAS, E CADA UM É CAPAZ DE REVELAR ESSE POTENCIAL, USAR SEUS TALENTOS PARA SERVIR O CRIADOR E ILUMINAR AO SEU REDOR.