Itró

Guematria e Cabalá com o Rabino David Weitman

(Role a tela para baixo)

Nesta semana, na parashá Itró, temos os 10 Mandamentos, o Decálogo, Asseret HaDibrot.

O grande comentarista da Torá, Ba’al ha-Turim, nos diz que se você olhar e contar nos Dez Mandamentos, você vai ver que tem exatamente 620 letras: 613 representam as mitzvot da Torá e 7 são as leis universais que nós chamamos as sete leis de Noé.

Em outras palavras 7 + 613 = 620. E 620 em hebraico é taf (400), reish (200) e chaf (20).  Taf-reish-chaf formam a palavra Keter, a Coroa da Torá.

chalaf

E agora com isso nós podemos entender algo a mais: está escrito no Pirket Avot, no Talmud, na Ética dos Pais, hamishtam ish betagar chalaf – aquele que faz mau uso da Torá, ele será eliminado. Chalaf significa que ele inverteu, isto é, ele inverteu a vida pela morte.

É estranho essa palavra “chalaf”, ele inverteu. Mas o que ele inverteu? A resposta é simples: aquele que estuda Torá como se deve, faz um bom uso, merece a Coroa da Torá. Lembrando que a Coroa da Torá em hebraico é Keter. No entanto, se ele faz mau uso, na verdade ele inverteu as letras. Em vez de Keter fica a palavra caret, que significa corte. Ele simplesmente perece. Em outras palavras, ele inverteu as letras.

Então, a Torá é realmente uma vitamina. Ela realmente nos dá vida e oxigênio e merecemos a Coroa da Torá.

Um Canal WEB que vive e divulga judaísmo autêntico, com o Rabino David Weitman.