pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Chayê Sara

A fidelidade e a fé de mãos dadas

NA PARASHAT CHAYÊ SARA, NÓS ENCONTRAMOS O CASAMENTO DE YITZHAK COM RIVKA (ISAAC E REBECA).
Eliezer, o fiel servidor de Avraham

Eliezer, o fiel servidor de Avraham, encontra Rebeca em um poço e estipula uma condição: a moça que oferecer água não apenas para ele como também para os camelos será a escolhida. É exatamente isso o que acontece, e a moça oferece água também para os camelos. Eliezer então oferece presentes a ela — pulseiras, várias joias, etc. Depois de presenteá-la com as joias, com o assunto na sua cabeça já resolvido, Eliezer pergunta: “Bat mi at?” (“Você é filha de quem?”)

  • A certeza que atropela o senso comum

    Como era de se esperar, Rivca pertence à família de Avraham, como este queria, mas há algo estranho no fato de Eliezer ter invertido a ordem das coisas. Eliezer deveria primeiro perguntar a Rivca de que família ela era, pois ela poderia ser canaanita, e Avraham não queria que o filho dele se casasse com uma canaanita. Mas vale notar que Eliezer primeiro dá as joias, como se ela fosse a moça certa para este noivado, e somente depois pergunta qual era a família dela, algo totalmente contrário à lógica.

    <--!-->
  • Certeza absoluta é igual à fé total

    Os nossos Sábios dizem que Eliezer tinha muita fé. Antes mesmo de sair para sua missão, Avraham lhe disse: “Olha, o D’us que me tirou de minha terra natal e me prometeu um filho, ‘Hu ishlach malachó lefanecha’ (‘Ele mandará um anjo na tua frente para você ter sucesso’)”. Avraham deu para Eliezer uma “berachá” (bênção) de sucesso para esta missão. Assim, no instante em que ele viu que a moça tinha um bom coração, ele se convenceu totalmente de que Rivca era a noiva certa para Yitschac — “Hayá batuach bizchutô shel Avraham” —, ele tinha certeza de que, com a bênção de seu mestre, teria sucesso.

Digno de servo fiel

POR ISSO ELE PERGUNTOU DE QUE FAMÍLIA ELA ERA SOMENTE APÓS TER DADO A JOIA. ISTO É UMA EXTRAORDINÁRIA DEMONSTRAÇÃO DE FÉ. ELIEZER ERA MUITO LIGADO A AVRAHAM. SERVIDOR FIEL (“EVED AVRAHAM ANOCHI”), ASSIM ELE SE APRESENTAVA: “EU SOU O SERVO DE AVRAHAM”. ISTO MOSTRA A FÉ QUE UM JUDEU DEVE TER NA “BERACHÁ” DOS TSADIKIM. SE AVRAHAM DEU UMA BÊNÇÃO, ENTÃO COM CERTEZA DARÁ CERTO.