pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Chanucá

A Receita Para Uma Vida Iluminada

ESTAMOS NOS APROXIMANDO DE CHANUCÁ E LOGO ESTAREMOS ACENDENDO A PRIMEIRA VELA.

Milagre do Azeite

Em Chanucá comemoramos dois milagres: o milagre da guerra, onde poucos venceram muitos — os macabeus derrotaram o poderoso e organizado exército greco-sírio. Este milagre é lembrado pela prece chamada Halel, na qual louvamos D’us pela vitória. E o segundo milagre, bem mais conhecido, que diz respeito ao pequeno jarro de azeite que poderia durar apenas um dia e que milagrosamente durou oito dias.

Lição do Azeite

Na verdade, houve um milagre através do qual o azeite, cuja força de combustão era suficiente para apenas um dia, durou oito dias, e por isso acendemos oito velas de Chanucá, sendo que a cada dia acrescentamos mais uma vela. (O ideal seria acender com azeite, para lembrar o milagre que ocorreu com o azeite. Se não for possível, usamos outro material, como velas.) O azeite nos traz uma lição muito importante, pois, para extraí-lo, nós pegamos a azeitona e a esprememos ao máximo — quase que a triturando totalmente —, até começar a sair as gotas de azeite, encontrando assim a essência do azeite dentro da azeitona. No momento em que o azeite é extraído, ele pode iluminar.

Humildade que ilumina

A mesma coisa acontece conosco. Quanto mais nos esprememos, quanto mais uma pessoa está disposta a anular o seu ego, sair um pouco da sua zona de conforto, literalmente anulando-se um pouco, neste momento ela se torna um receptáculo para a Luz Divina e pode iluminar ao seu redor. Esta é a lição de Chanucá e do azeite: a humildade.