pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

Oativismo na comunidade judaica sempre existiu, portanto o trabalho dos ativistas sociais têm sido permanente na história judaica.

Em princípio, é praticado por pessoas abnegadas, que colocam o interesse da coletividade acima do interesse próprio. Os ativistas são portanto pessoas do bem que se ocupam com o bem-estar (social, financeiro, físico, espiritual, etc.) de outros indivíduos ou de suas comunidades.

Antigamente, os termos usados para esta função eram parnás, líder comunitário. Também se usava o termo shtadlan, que eram judeus próximos da realeza. Estes, entretanto, usavam de sua influência para defender e proteger os membros da sua coletividade.

Durante muito tempo também se usava, em iídiche, a palavra macher, aquele que faz. O denominador comum entre eles é que são judeus hábeis e eficientes, que disponibilizam seus talentos em prol de seus irmãos.

Ativistas Sociais são os beneficiários da comunidade

Atualmente, o termo mais usado para definir o ativista comunitário é ascan (ativista). A palavra deriva do verbo hebraico ossêc, que significa “estar ocupado”, engajado pois em alguma coisa. Esses ativistas comunitários por definição não podem ter outros interesses. Tudo o que eles fazem é para beneficiar seus irmãos. Seu sentimento deve se expressar de forma sincera e sem nenhum benefício próprio. São pessoas que sempre respondem quando solicitadas. Assim, estão em correspondência com a conhecida expressão bíblica pronunciada por Avraham (Gênese 22:7) e Yaacov (Gênese 27:18): “Hineni”, “Eis-me aqui”.

Para esse tipo de ativistas, recitamos nas orações de Shabat, após a leitura da Torá, uma bênção especial chamada Mi Sheberach (“Aquele que abençoou”): “Vechol mi sheoskim betsorchei tsibur beemuná”, “E todos aqueles que com fidelidade se ocupam com as necessidades da comunidade — que o Santo, bendito seja, recompense-os, remova deles toda enfermidade, cure todo o seu corpo, perdoe todos os seus pecados, e envie bênção e sucesso em todos os seus empreendimentos, junto com todo Israel, seus irmãos; e digamos: Amên” (Sidur de Shabat). Interessante notar pois que a oração frisa “beemuná” “com fidelidade”, excluindo qualquer ativismo com interesses próprios, sejam financeiros, políticos, etc.

Vida comunitária gravada nos livros de atas e regulamentos

Antigamente, no Velho Continente, antes da invenção da imprensa, cada congregação possuía um livro manuscrito de atas, regulamentos e protocolos chamado de pincas. Infelizmente, grande parte deles foi destruída junto com os pogroms que dizimaram milhares de comunidades judaicas na Europa. Alguns pincassim foram preservados e publicados, o que permitiu então aos pesquisadores conhecer de perto a vida comunitária dessas cidades.

A intenção do pincas era sem dúvida registrar a vida coletiva.  Isto incluía o desenvolvimento da comunidade judaica e as atividades das centenas de ativistas sociais e culturais para as próximas gerações.

No Brasil, o livro “Léxico” torna-se uma referência in memoriam aos fundadores e pioneiros da comunidade judaica moderna brasileira, bem como demonstra a grande contribuição judaica ao desenvolvimento cultural, econômico, social e científico do Brasil.

(Extraído do prefácio do livro “Léxico dos Ativistas Sociais e Culturais da Comunidade Israelita no Brasil – S. Paulo, 1953 a 1960”)

Baixe e imprima este texto em PDF

Saiba quem foram os ATIVISTAS SOCIAIS da comunidade judaica no Brasil

Léxico dos ativistas sociais e culturais da comunidade israelita no Brasil-S.Paulo-1953 a 1960.

Uma referência in memoriam aos fundadores e pioneiros da comunidade judaica moderna brasileira.

INFORMATIVO LEGAL SABER

ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT 

LocalidadesVelas de Shabat para 26/07/19HorárioFinal do Shabat 27/07/19Horário
S. PauloAcendimento das Velas:17:21Término do Shabat:18:17
R. de JaneiroAcendimento das Velas:17:09Término do Shabat:18:05
Belo HorizonteAcendimento das Velas:17:16Término do Shabat:18:11
Recife Acendimento das Velas:16:58Término do Shabat:17:51
SalvadorAcendimento das Velas:17:05Término do Shabat:17:59
CuritibaAcendimento das Velas:17:29Término do Shabat:18:26
Porto AlegreAcendimento das Velas:17:28Término do Shabat:18:26
Fonte: chabad.pt

 

LEGAL SABER ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE JUDAÍSMO

 

 


ACESSO RÁPIDO AO CONTEÚDO