pt Portuguese
en Englishfr Frenchiw Hebrewpt Portuguesees Spanish

POR QUE EXISTE UMA DIFERENÇA DE OPINIÕES SOBRE QUE ALIMENTOS PODEM SER INGERIDOS EM PESSACH?
Originalmente, na comunidade ashkenazi somente cinco tipos de grãos eram considerados chamets: trigo, cevada, centeio, aveia e espelta (spelt) uma outra variedade de trigo. Acrescentam a este grupo, arroz e legumes (kitniot). Os legumes incluem feijão, ervilha, e a fruta de qualquer planta da família das ervilhas.
A comunidade sefaradi não aceita esta proibição, pois os principais alimentos em sua localização geográfica eram o arroz e os legumes. Consequentemente, os judeus sefaradim de hoje, comem legumes e arroz em Pessach, enquanto os ashkenazim não os comem.

POR QUE É NECESSÁRIO TROCAR DE PRATOS EM PESSACH?
Não é necessário trocar todos os pratos em Pessach. Louças de cerâmica, as quais são absorventes, têm que ser trocadas durante a festa. Vidros e pratos refratários que não são absorventes podem ser lavados em água corrente quente e deixados de lado sem serem usados por 24 horas. Este processo de “torná-los casher” é chamado de casherização. O mesmo se aplica a utensílios como: colheres de metal, garfos e facas podem ser casherizados; utensílios de madeira ou porcelana não podem, pois nem todas as partículas de chamets (fermento) podem ser removidas.

POR QUE TRÊS MATSOT INTEIRAS SÃO COLOCADOS NA MESA DO SEDER?
Em feriados normais e nas refeições de Shabat, dois pães (chalot) são colocados sobre a mesa. Em Pessach, como não podemos comer pão, duas matsot são assadas em seu lugar. É acrescentada uma terceira matsá como lembrança da alegre origem deste feriado que é a liberdade. Segundo algumas autoridades, as três matsot como representam os três grupos religiosos judeus: os Sacerdotes, Levitas e os Israelitas.
Alguns estudiosos talmúdicos são da opinião de que, quando Avraham recebeu os três anjos à porta de sua tenda, era Pessach, e, quando ele solicitou à Sara para pegar três medidas de uma boa farinha para preparar bolos, ela fez três matsot. Este seria o motivo da colocação de três matsot à mesa de Pessach.

POR QUE O CHEFE DE FAMÍLIA, OU A PESSOA QUE DIRIGE O SEDER RECLINA-SE PARA A ESQUERDA ALGUMAS VEZES DURANTE O SEDER?
O hábito de comer em posição reclinada é de origem persa e simboliza liberdade e independência.
Gregos e romanos também seguiam esta prática e os judeus que com eles conviveram, adotaram-na como uma significativa demonstração de seu desejo de conduzir uma existência livre e tranquila.

POR QUE OS FORNOS DEVEM SER CASHERIZADOS EM PESSACH, AQUECENDE-OS INTERNAMENTE?
O princípio talmúdico aplicado neste ritual de limpeza (casherização) de utensílios e instrumentos para Pessach está “na maneira que a vasilha absorve o chamets (fermento) assim, deve-se limpá-la deste fermento”.
O forno torna-se chametsdik (inutilizado para uso em Pessach) porque quando se cozinha nele, partículas de comida espalham-se em seu interior. Da mesma forma que utilizamos o fogo ou um instrumento elétrico para cozinhar a comida, podemos utilizá-los para tornar casher o forno. Certas pessoas colocam um tijolo vermelho quente ou carvão dentro do forno, deixando-o lá com o forno ligado. Outras ligam o forno por algumas horas e quando este esfria suficientemente, seu interior será raspado, limpo e será considerado casher para Pessach.

(Matéria publicada na Revista Morashá )

Baixe ou imprima este texto em PDF

Você sabe qual alimento judaico guarda um especial SEGREDO?

O Segredo da Chalá.

Com instruções claras, passo a passo, você descobrirá o prazer e a satisfação no preparo de atrativas e deliciosas chalot.

INFORMATIVO LEGAL SABER

ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT 

LocalidadesVelas de Shabat para 11/10/19HorárioFinal do Shabat 12/10/19Horário
S. PauloAcendimento das Velas:17:49Término do Shabat:18:43
R. de JaneiroAcendimento das Velas:17:35Término do Shabat:18:29
Belo HorizonteAcendimento das Velas:17:36Término do Shabat:18:29
RecifeAcendimento das Velas:16:53Término do Shabat:17:44
SalvadorAcendimento das Velas:17:10Término do Shabat:18:02
CuritibaAcendimento das Velas:18:01Término do Shabat:18:56
Porto AlegreAcendimento das Velas:18:12Término do Shabat:19:08
Fonte: chabad.pt

FERIADOS JUDAICOS EM TISHREI (OUTUBRO 2019)

Dia FestivoInício da FestaQuandoFinal da FestaQuando
Rosh Hashaná 29/09/2019Pôr do Sol 01/10/2019Pôr do Sol
Yom Kipur08/10/2019Pôr do Sol 09/10/2019Pôr do Sol
Sucot13/10/2019Pôr do Sol20/10/2019Pôr do Sol
Shemini Atseret & Simchat Torá20/10/2019Pôr do Sol22/10/2019Pôr do Sol

Fonte: chabad.pt

ROLE A TELA PARA VER MAIS

LEGAL SABER ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE JUDAÍSMO

e-Saber

Publicações digitais do Legal Saber sobre assuntos e temas judaicos diversificados e que podem ser acessados ou baixados gratuitamente. ACESSAR AGORA

Vitamina Judaica

Páginas especiais do Legal Saber sobre assuntos e temas relacionados às porções da Torá (parashiot), com o Rabino Y. David Weitman. ACESSAR AGORA

 

ACESSO RÁPIDO AO CONTEÚDO