Os contos e as histórias são de extrema relevância na transmissão oral do Judaísmo. Nestas últimas décadas, Baruch Hashem, muitos autores resolveram registrar por escrito as pérolas contidas neste grande manancial de histórias. No seu famoso calendário, Hayom Yom, o Rebe de Lubavitch, líder mundial judaico, traz em nome de seu avô, o Rebe Rashab: “‘No êxodo do Egito chassídico’ existe o preceito de narrar o “êxodo” verbalmente: relatar contos chassídicos e perceber a história no mais íntimo do ser. Devemos saber que cada história é uma lição de vida. Cada história deve produzir um bom traço de caráter, um entusiasmo interior por hidur mitsvá [realizar uma mitsvá com “beleza”, além da obrigação mínima], e permitir que se sinta o “caminho agradável” do ensinamento chassídico”.
Em outro lugar consta, também, em nome do Rebe Rashab, que, através das histórias revelamos a essência da alma, que muitas vezes está oculta. Daí vemos o poder extraordinário dos relatos chassídicos. O Próprio Criador, o Todo-Poderoso, fez questão de começar a Sua Torá com o primeiro livro do Pentateuco (Gênesis) sendo em sua maioria narrativas dos antepassados e dos patriarcas. Somente depois, no segundo livro (Êxodo), as leis e os preceitos começam a ser relatados. O livro de Bereshit é chamado de “Sêfer HaYashar” (O “Livro da Retidão”), pois “as histórias sagradas trazem retidão ao coração e à mente da pessoa, tornando-se receptáculos para adquirir e melhorar no estudo da Torá e no serviço a D’us” (Rebe Anterior, Likutei Diburim, Pessach de 1934).
Cada história mencionada nesta coleção compilada pelo famoso Nissan Mindel, Z”L, autor de diversos livros e publicações, passou pela tradição oral, de pai para filho, ou de mestre para discípulo, e muitas vezes sobreviveu a perseguições e pogroms. Todas elas têm um denominador comum: uma lição de vida para todas as épocas. Todos os contos judaicos estão imbuídos de uma lição moral e ética, embasados nos mais profundos sentimentos e ensinamentos judaicos.
Numa época como a nossa, quando jovens e crianças se espelham em heróis de decência e moral duvidosas, é obrigação de pais e educadores contar para seus filhos/alunos essas histórias maravilhosas de verdadeiros heróis judeus, de ética inquestionável, exemplos de dedicação e comportamento. Durante décadas, as mães encontravam muita dificuldade para achar livros adequados com os quais pudessem ler para os seus filhos, antes de eles irem para cama, pois não existiam no vernáculo. Hoje, graças ao maravilhoso trabalho de compilação de Nissan Mindel e da Editora Kehot em português, este repositório de histórias torna-se acessível a todos. Por outro lado, enganam-se aqueles que pensam ser estes contos apenas para crianças e jovens, pois este livro sem dúvida também serve para os adultos. Afinal de contas, todo professor e palestrante sabe que despertará muito mais os ouvintes para o temor aos Céus através de uma história bem contada do que por meio de longas e pesadas palestras.
 
 
(Extraído do prefácio do livro O Contador de Histórias, Editora Kehot, S. Paulo)

Legal Saber JUDAÍSMO!
Estudando a filosofia chassídica
Um rebe no inferno nazista
Artes Plásticas e Judaísmo: “Os Quatro Vagões de Sobrevivência” de Gershon Knispel
Templos, profetas e sábios
Um memorial para a imigração judaica no Brasil
Rashi – O mestre do povo judeu
O sentido da oração
O Brasil recebe as comunidades judaicas
Criptojudaísmo e conversos
Reencarnação e Judaísmo
OS JUDEUS ORIUNDOS DO EGITO
Como o judaísmo encara os objetos voadores não identificados e a possibilidade de vida em outros planetas?
Não adianta transmitir um judaísmo adaptado e maquiado, Judaísmo é um privilégio.
O tesouro dos conselhos do Rebe de Lubavitch
A RAINHA ESTER NOS DIAS DE HOJE
A SABEDORIA DO REI SALOMÃO: PROVÉRBIOS
A GRANDE DEDICAÇÃO DE RUTH, MULHER EXEMPLAR
A SABEDORIA DO REI SALOMÃO: CÂNTICO DOS CÂNTICOS
A SABEDORIA DO REI SALOMÃO: ECLESIASTES
O significado do 45º aniversário
USANDO A TECNOLOGIA A FAVOR DA TORÁ
TRATADO SOBRE A RESSURREIÇÃO DE MAIMÔNIDES
OS TRÊS COMPONENTES DO UNIVERSO
RABI LEVI YITSCHAK DE BERDITCHEV – O DEFENSOR DO POVO JUDEU
O HOLOCAUSTO NÃO É UM CASTIGO
OUVINDO AS MENSAGENS DA VIDA
OS JUDEUS NOS PAÍSES MUÇULMANOS
A ESTRUTURA DO TANACH (A BÍBLIA JUDAICA)
O RESPEITO DEVIDO À ORAÇÃO DO CADISH
O perigo das drogas e dos vícios
O PERIGO DA ALIENAÇÃO E DO CASAMENTO MISTO
O PENSAMENTO CHASSÍDICO SOBRE A CRIAÇÃO
O papel da mulher no Judaísmo
ALEPO, EXEMPLO DE ERUDIÇÃO E BENEVOLÊNCIA
O PROPÓSITO DE NOSSA EXISTÊNCIA
O BAAL SHEM TOV E O AMOR INCONDICIONAL
KITSUR SHULCHAN ARUCH – A OBRA PRIMA DA LEI JUDAICA
JERUSALÉM, OLHO DO UNIVERSO
IMIGRAÇÃO JUDAICA: DE SHTETEL PARA AS COLÔNIAS NO SUL DO BRASIL
PORQUE CONTAR AS HISTÓRIAS CATIVANTES DO REBE DE LUBAVITCH?
DESENVOLVENDO NOSSO CARÁTER
FÉ E CIÊNCIA
DANDO SENTIDO E SIGNIFICADO EM NOSSA VIDA
OS CONFLITOS NA TERRA SANTA
CASHER HOJE
+